Foto: Bruno Soares
Segundo a escritura do imóvel, a casa pertenceu ao imigrante germânico Johann Gottlieb Kaiser e foi construída nos prazos de terra nº 1632 e nº 1633, aforados em 08 de junho de 1847. Edificação rústica, erguida com paredes de pau a pique, madeira para o vigamento e colunas sobre alicerces de pedras, com características semelhantes às habitações rurais das cidades de Simmern e Kastellaun, na região serrana de Hunsrück e de aldeias às margens do Rio Mosel na Alemanha no século XIX; retratando assim, o modo de vida simples dos colonos, imigrantes livres com contrato de trabalho para desenvolvimento da Imperial Colônia de Petrópolis.
O aspecto geral das habitações de colonos no século XIX era predominantemente simples, na sua maioria casebres ou choupanas em alvenaria, enxaimel ou à base de barro, cobertas com telhas, placas de ardósia, tabuinhas, folhas de zinco ou palha. Devido à falta de recursos, muitos se utilizaram de matéria prima nativa e disponível em seus lotes, associados às técnicas construtivas com influências próprias de suas origens. Hoje, o Museu Casa do Colono, praticamente representa um dos poucos exemplares desse tipo de arquitetura popular na cidade, remetendo-se também a uma das edificações mais antigas de Petrópolis.
Foto: Bruno Soares
Foto: Bruno Soares
O Museu foi inaugurado em 16 de março de 1976, como parte das festividades em comemoração ao aniversário da cidade. Seu acervo é composto de utensílios de uso doméstico e de trabalho, fotografias, mobiliários e objetos de uso pessoal. Como um lugar de memória, sua museografia procura comunicar os hábitos, os ofícios, os costumes, as tradições, a cultura, o credo e o legado deixado por sucessivas gerações de imigrantes germânicos, trabalhadores estes que ajudaram a dar forma e vida à cidade.
A composição de todo o seu acervo é formada pelo trabalho de colaboração entre o Clube 29 de Junho e o Instituto Histórico de Petrópolis, com doações de objetos feitas pelos descendentes de colonos, além do apoio do Museu Imperial com o empréstimo de acervos, em sua maioria oriundo da Coleção do antigo Museu Histórico de Petrópolis (localizado no Palácio de Cristal e extinto em 1940 com a criação do Museu Imperial, sendo todo esse acervo transferido para o Museu Imperial).
—
Ana Carolina Vieira
Museóloga COREM 2R 0843-I
Equipe Museu Casa do Colono
Foto: Bruno Soares
Mais Informações
Horário: Terça a domingo, 09h às 14h
Tel: (24) 2247-3715
Endereço: Rua Cristóvão Colombo, 1034 – Castelânea