Uma festa com mais de 30 anos, tem muita história para contar, pensando nisso levantamos algumas curiosidades sobre a Bauernfest e a colonização Germânica em Petrópolis.

Origem da sua família


Você sabia que temos mais de 456 famílias de origem germânica?

Em parceria com a Sra. Neyse Lioy, que foi pessoalmente ao estado de Rheinland Pfalz pesquisar a origem das famílias que vieram para Petrópolis, montamos um mapa com o local de origem das famílias dos colonos.

Pesquise a sua através do botão abaixo.


Origem das Famílias

Arquivo pessoal: Neyse Lioy


Curiosidades

Listamos algumas curiosidades sobre a colonização germânica na cidade de Petrópolis, confira nos cards abaixo algumas delas.

Em 1845

Você sabia que em 24 de abril de 1845 chegou ao Rio de Janeiro o navio francês “Virginie”, vindo de Dunquerque, com a primeira leva de colonos germânicos? Eram 161 pessoas, que foram acomodadas primeiro em Niterói, depois partiram para o Rio de Janeiro em barcas a vapor, seguindo depois para o Porto da Estrela, e daí a pé pelo Meio da Serra até a Fazenda do Córrego Seco?

O Ensino

Você sabia que o ensino era obrigatório, e que no primeiro semestre de 1846, foram matriculados aproximadamente 400 filhos de colonos? Para educar essas crianças, o Major Koeler contratou seis professores bilíngues, sendo três protestantes e três católicos.

A Multa

Você sabia que era obrigação dos pais enviar os filhos três vezes na semana para a escola, caso contrário pagariam uma multa

O Convite

Confira um curioso convite assinado pelo proprietário da hoje Cervejaria Bohemia: Concêrto instrumental, na fábrica de cerveja, Rua dos Artistas nº 8, (Petrópolis - RJ) dado pela banda de música que aqui chegou do Rio de Janeiro, sábado 12 do corrente, às 7 horas da noite. Entrada 1$000. (a) Henrique Kremer.

O Coral

Você sabia que em 1863 foi fundada a Sociedade Coral Concórdia- Deutscher Sangerbund Entracht, inicialmente local para a prática de canto coral, principalmente por mulheres. Com o passar do tempo, a atividade foi substituída pelo jogo de bolão, tradicional na Alemanha e praticada até hoje.

Irmãs e Frades

Você sabia que o Colégio Santa Catarina, das Irmãs da ordem do mesmo nome foi fundado com objetivo de educar meninas descendentes de alemães? Que os frades franciscanos chegaram a Petrópolis em 1896 para prestar assistência religiosa aos colonos?

Os Luteranos

Você sabia que em fins de 1845 residiam 1921 alemães em Petrópolis, dos quais, 711 eram evangélicos.

Os Colonos

Você sabia os colonos que aqui chegaram não eram na sua maioria agricultores e tinham as mais variadas profissões; Biscoiteira, Sapateiro, Cozinheiro, Cervejeiro, Gravador, Padeiro e Parteira.