Por quê Filmar em Petrópolis

Um capítulo brilhante na história do Brasil

Petrópolis foi fundada por Dom Pedro II, por meio de decreto, em 16 de março de 1843, projetada pelo major Júlio Frederico Koeler para servir de povoação ao palácio de verão do imperador, que escolheu esta localização pelo clima ameno e pela exuberância da paisagem da serra. Dom Pedro II contratou o major Koeler para planejar e edificar uma vila com quarteirões, que foram ocupados por colonos livres vindos da Alemanha. Entre 1894 e 1902, foi capital do estado do Rio de Janeiro, por estar Niterói, cercada devido à Revolta da Armada. Da época Imperial a cidade ainda conserva entre muitos outros atrativos o antigo palácio imperial, hoje Museu Imperial de Petrópolis, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o cemitério municipal, onde estão enterrados muitos personagens importantes de nossa história, o Palácio de Cristal, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e um diverso casario do século XIX.

A beleza da serra em meio à Mata Atlântica

A área central urbana de Petrópolis fica localizada no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, subsetor da Serra do Mar. O ambiente serrano, quase sempre úmido, permitiu que a vegetação local fosse caracterizada como sendo a floresta de Mata Atlântica. Essa junção de montanhas e florestas propicia o surgimento de paisagens naturais incríveis que são de tirar o fôlego dos amantes da natureza, verdadeiras molduras que misturam fauna, flora e ar puro. Uma grande motivação para quem procura um destino com esse perfil.

Localização

A cidade está estrategicamente localizada a 65 km da cidade do Rio de Janeiro (1h aproximadamente) e a 115 km de Juiz de Fora (1h 22 min), importantes trajetos rodoviários que lhe dão facilidade para receber variadas produções cinematográficas, o que otimiza a execução e estímulo à redução orçamentária de acordo com as necessidades dos roteiros e argumentos de cada obra audiovisual. Petrópolis tem ainda acesso fácil para os dois aeroportos da capital fluminense - está a 63,5 km do aeroporto internacional Tom Jobim e a 70km do aeroporto Santos Dumont, bem como a 64 km da rodoviária Novo Rio, tendo como via de acesso principal a Linha Vermelha, oficialmente denominada Via Expressa Presidente João Goulart.

Versatilidade para locações

A cidade oferece um amplo leque de locações cinematográficas com aspectos históricos e atuais que se adequam perfeitamente aos mais variados enredos, pois, aqui, o passado dialoga com o presente. Mas, além de reunir a riqueza histórica e as paisagens naturais, a cidade se mostra um ambiente versátil, apresentando uma cena urbana característica de cidades de médio porte perfeitamente integrada com a influência histórica. Dentre seus atrativos, estão os monumentos históricos sempre visitados pelos turistas que chegam à cidade, como o Palácio de Cristal, o Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, a Casa de Santos Dumont, o Museu de Cera, o Museu de Porcelana e tantos outros, que compõem um belo e rico acervo arquitetônico, histórico e cultural. Além disso, a cidade possui diversos atrativos naturais, uma vasta área rural e também uma tradição em trilhas e circuitos ecorrurais.

Petrópolis e o cinema nacional

Petrópolis faz parte da história da cinematografia brasileira desde 1897, quando Vitorio Di Maio exibiu no teatro do Cassino Fluminense, 18 pequenos filmes, sendo um deles, “Chegada do trem a Petrópolis”, produzido na cidade (fonte: Dicionário do Cinema Brasileiro, de Jurandhyr Noronha). O município ainda tem grande relação com a história do cinema no Brasil por ter feito parte de exibições importantes desde a difusão do cinema no país, entre o final do século XIX e início de século XX, tendo mantido salas importantes como o Cinema Petrópolis, Cine Capitólio dentre outras. Além disso, a cidade também foi retratada em muitas obras cinematográficas por meio de suas mais diversas locações em filmes de grande alcance no cenário nacional. Esse fato se estende para obras audiovisuais de outros formatos e não apenas restrito ao cinema, já que suas locações também foram cenários de novelas, séries e afins.

Sobre nós

O que é a Petrópolis Film Commission?

A Petrópolis Film Commission é um departamento do Instituto Municipal de Cultura (IMC) de Petrópolis responsável pela recepção e acompanhamento de produções audiovisuais que vierem filmar na cidade. O comitê foi criado pelo decreto municipal 900, em 22 de dezembro de 2015, durante o evento Rio Content Market 2015, atendendo diversas produções. Após um hiato, o comitê foi reformulado por meio do decreto 195, de 12 de agosto de 2021, que restabeleceu o órgão e apresentou a sua nova composição. O novo modelo da Petrópolis Film Comission tem sua sede no Instituto Municipal de Cultura e um comitê gestor composto por seis cadeiras, reunindo representantes da Prefeitura e da sociedade civil organizada. Além do comitê, a Petrópolis Film Commission tem também uma secretaria executiva que é responsável pela interação do município com as produções. O objetivo é atrair produções audiovisuais e oferecer apoio logístico e operacional aos produtores do mercado visual que desejam filmar na cidade, buscando desenvolver as áreas do turismo, cultura e economia de Petrópolis.

Composição do Comitê

Instituto Municipal de Cultura – IMC

Diana Iliescu

Suplente - Aline Castella

Secretária de Desenvolvimento Econômico

Thiago Damaceno

Suplente – Marco Machado

Secretária de Turismo - Turispetro

Silvia Guedon

Suplente – Paulo Frey

02 (dois) representantes indicados pelo segmento de Audiovisual do Conselho Municipal de cultura

Tatiana D’Ângelo

Lilia Olmedo

01 (um) representante dos setores de produção, comercialização, prestação de serviços, promoção cultural e educacional, que compõem o universo profissional do audiovisual, em seus aspectos culturais e industriais, indicado pelo Presidente do Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis.

Luiz Ernesto Bretz

Secretário Executivo

Leonardo Cerqueira

Objetivos

  • Prestar atendimento às produções que forem filmar na cidade de Petrópolis

  • Divulgar a cidade como destino film friendly, com locações diversas capazes de receber vários tipos de produções;

  • Apresentar um banco de dados de produtos e serviços para facilitar as produções no atendimento de suas necessidades.

  • Mapear e capacitar a cadeia produtiva do audiovisual e os serviços acessórios.

  • Valorizar o produto audiovisual local, realizando ações para fomentar e divulgar as produções Petropolitanas.

  • Valorizar o produto audiovisual local, realizando ações para fomentar e divulgar as produções Petropolitanas.

últimas Notícias