Reunião com a Embratur – possibilidade de criação da Brasil Film Commission.

Representantes de diversas Film Commissions do Brasil se reunem com o Presidente da Embratur Marcelo Freixo.

Foi realizada, nesta quinta-feira, 11 de abril, uma reunião híbrida entre a EMBRATUR e representantes de diversas Film Commissions estaduais e municipais em funcionamento atualmente no Brasil.

Na pauta foi debatida a formulação de políticas de desenvolvimento das Film Commissions no país, a importância do audiovisual para potencialização do turismo, a relevância da cadeia produtiva do audiovisual como vetor de desenvolvimento econômico e a criação de uma Film Commission federal, como mecanismos de atratividade de produções internacionais.

A reunião foi comandada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo e pelo Supervisor de Audiovisual e Economia Criativa, Cristiano Braga e contou com participação de representantes das seguintes instituições: Rio Film Commission, Belo Horizonte Film Commission, São Paulo Film Commission, Curitiba Film Commission, Porto Alegre Film Commission, Salvador Film Commission, Santos Film Commission, Bento Film Commission, Petrópolis Film Commission, Pelotas Film Commission, Santa Cruz Film Commission, Paraná Film Commission, Florianópolis Film Commission, Garibaldi Film Commission, Prado Film Commission, Fortaleza Film Commission, Coordenadoria de Cinema e Audiovisual - Secult Ceará, Polo de Música e Audiovisual Suzano e Fórum Audiovisual Siará Cine.

Este grupo já vem se mobilizando há alguns meses debatendo a necessidade de formulação de normas regulatórias para as film commissions no Brasil e a solicitação da criação de uma Film Commissiom nacional que possa captar produções internacionais e auxiliar na regulação das políticas públicas de audiovisual.

Na reunião, cada uma das entidades se apresentou e comentou rapidamente sua forma de constituição, os desafios que enfrentam em sua gestão e quais as potencialidades que a criação de uma film commission federal poderá agregar neste quesito.

Ao final, foi constatada que a pauta tem alcance interministerial, gerando a necessidade de se envolver novos players neste debate, como o Ministério da Cultura, Ministério de Planejamento, Ministério da Indústria e Comércio e Ministério das Relações Exteriores.

O grupo, então, irá preparar um documento com sugestões e apontamentos sobre a reunião para enviar ao Presidente Freixo, que irá mobilizar esses novos atores para participar do processo.

Foto: Renato Brás Brito