Mais de 200 pessoas participaram da IV Conferência Municipal de Cultura

Foram dois dias de palestras e construção de políticas públicas

A IV Conferência Municipal de Cultura reuniu mais de 200 pessoas durante os dois dias do encontro. O evento, promovido pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Cultura (CMC), aconteceu no Centro de Cultura Raul de Leoni no último fim de semana e contou com a presença do prefeito Rubens Bomtempo e da deputada federal, Jandira Feghali.

“Nós somos um governo comprometido com a cultura e que valoriza cada vez mais a área e esse espaço aqui representa a expressão da população. A participação popular é fundamental para a construção da democracia e as conferências são espaços importantes para seu exercício pleno.”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

O vice-prefeito Paulo Mustrangi também destacou a importância da participação popular e o trabalho que a cultura tem prestado nessa construção. “Temos uma história de construção popular e democrática. Viva a Cultura de Petrópolis”, ressaltou o vice-prefeito.

Esse ano, a Conferência de Cultura teve como tema: Democracia e Direito à Cultura. Foram aprovadas 24 diretrizes de abrangência municipal, estadual e federal. Além disso, foi eleita uma delegação de 11 pessoas para representar Petrópolis na Conferência Estadual de Cultura, que acontece em novembro.

A deputada federal Jandira Feghali abordou os investimentos do governo federal na cultura, entre elas a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que vai injetar R$3 bilhões por ano para os estados e municípios. Jandira falou da importância de Petrópolis presidir o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Rio de Janeiro. “Isso coloca Petrópolis como referência na articulação da política cultural do país”, ressaltou a deputada.

Durante a solenidade de abertura, a secretária de Cultura, Diana Iliescu destacou as ações do governo municipal nos últimos 20 meses. “Foram muitos avanços, conquistas e projetos realizados neste período, e também tivemos o restabelecimento das condições nacionais de fomento à cultura”, destacou a secretária.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMC), Felipe Laureano ressaltou a importância da conferência. “É uma realização essa conferência, com casa lotada para discutir políticas públicas e o cenário cultural da cidade”, frisou.