Fundação da Casa d'Italia Anita Garibaldi Petrópolis

Entre os dias 24 e 28 de setembro de 1983 aconteceu em Petrópolis a Primeira Semana da Contribuição Cultural Estrangeira – Stand da Itália, organizada pelas senhoras Antonieta d`Angelo Mesquita, Anna Maria Nardi e Maria Antonieta d`Angelo. A participação foi promovida  pelo Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), na Casa Claudio de Souza, situada na Praça Rui Barbosa, 247, no Centro de Petrópolis, onde várias famílias ilustres, cônegos, autoridades petropolitanas e militares se fizeram presentes, perfazendo 180 pessoas.

Logo depois, foi realizada a primeira Noite d`Itália, ocorrida em 28 de setembro de 1983, ainda dentro da programação acima, nas dependências da cantina na Rua Washington Luiz, 466, no Centro.

Após estas festividades, ocorreu a reunião preliminar para a fundação da Sociedade Italiana de Petrópolis, em 21 de outubro de 1983, na cantina Rua Washington Luiz, 466, Centro,  convocada pelas Senhoras Anna Maria Nardi e Antonieta d`Angelo Mesquita.

Em 09 de julho de 1984 aconteceu a festa de denominada “Notte Italiana”, nas dependências do Petropolitano Foot-Ball Club, na Rua Roberto Silveira, 82, Centro.  O comitê de organização foi presidido pelo Correspondente Consular Sr. Filipo Albesano, por sua esposa Amélia Albesano, além de Antonieta d`Angelo Mesquita, Anna Maria Nardi, Geraldo Ventura Dias, Mirella Zennaro, Breno de Nardi, Pierina Mascherpa e Carminha Falconi.  Na festividade compareceram  o Ilmº. Sr. Cônsul-Geral da Itália Paolo Bruni e sua esposa Anna Maria, como também diversas autoridades e convidados, entre italianos e suas respectivas famílias, perfazendo um total de 485 pessoas. Nessa festividade, o cantor Jerry Adriani fez a alegria dos italianos com um repertório escolhidos pelos organizadores. No evento, um cardápio veramente Italiano para o deleite de todos, regado a vinhos de procedência italiana.

Em 04 de dezembro de 1984 aconteceu a reunião de confraternização de fim de ano no Centro de Cultura – Centro Alceu de Amoroso Lima, situado na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro de Petrópolis, contando com a presença do Correspondente Consular Sr. Filipo Albesano e demais convidados, perfazendo um total de 150 convidados.

Em 18 de dezembro de 1984, aconteceu o jantar de Confraternização de Natal onde foi denominado pela primeira vez o título “Colônia Italiana de Petrópolis”. nas dependências da a cantina, na Rua Washington Luiz, 466, no Centro, sobre a coordenação das Senhoras Antonieta d`Angelo Mesquita e Carminha Falconi, e dos Senhores Vittorio Vanzillotta e Vincenzo Vescovini. Nessa noite foram recepcionados 50 convidados.

A reunião de Congregamento da Colônia Italiana, recepcionando o grupo folclórico  “di Cori – Itália” que visitou Petrópolis, foi realizada em 22 de setembro de 1985 na cantina, na Rua Washington Luiz, 466, no Centro. Convocada pela Abrarte, com a presença da sua presidente Srª Hebe Machado Brasil, a reunião contou com a participação de 38 convidados.

Em 24 de agosto de 1985, foi realizada mais uma festa e reunião de confraternização  denominada “Notte Italiana”, no Petropolitano Foot-Ball Club, na Rua Roberto Silveira, 82, no Centro. O comitê de organização contou com a participação do Correspondente Consular Sr. Filipo Albesano e sua esposa, Geraldo Ventura Dias, Mirella Zennaro, Breno Di Nardi, Carminha Falconi,  Vincenzo Vescovini e Antonieta d`Angelo Mesquita, além de 250 convidados, entre autoridades e empresários de Petrópolis.

Em 19 de dezembro de 1985 aconteceu mais uma Confraternização de Natal, no Clube 85, na Rua Barão do Amazonas, 85, no Centro de Petrópolis. Presidida pelo Correspondente Consular Sr. Filipo Albesano e esposa, o evento contou com a presença dos integrantes da colônia italiana e convidados, entre autoridades e empresários de Petrópolis.

Em 28 de dezembro de 1986 foi feita a abertura do livro de atos (Página 20), doado pela Srª Antonieta d`Angelo Mesquita, onde seriam em seguida registrados os fundadores da já denominada “Casa d’Italia Anita Garibaldi”.

Em 22 de dezembro de 1986, com início às 20h30m, nas dependências do Colégio São José, situado na Rua Montecaseros, 240, no Centro de Petrópolis. Se encontraram um grupo de pessoas com a finalidade da criação de uma entidade capaz de agregar a colônia italiana de Petrópolis, seus descendentes e tantos outros que desejassem integrá-la, no desiderato de promover as tradições, as artes e a cultura italiana.

Em 27 de dezembro de 1986, às 16h, nas dependências do Colégio São José, situado na Rua Montecaseros, 240, nesta cidade, ocorreu a reunião definitiva para a criação da Casa d`Italia Anita Garibaldi, com a apresentação dos livros para as atas e a assinatura do Conselho de Fundação e dos Fundadores.

A ata de registro da fundação da Casa d’Italia Anita Garibaldi  aconteceu em reunião solene, às 15h, no dia 11 de janeiro de 1987, na Casa Claudio de Souza, situada na Praça Rui Barbosa, 247, no Centro de Petrópolis. Compareceram os fundadores, cujas assinaturas estão registradas em livro próprio e os seus nomes são os que seguem: Giovanni Zampieron, Jose de Cusatis, Vincenzo Vescovini, Carmine Carnevale, Francesco Lauria, Carlo Zennaro, Jonas Caetano, Salvatore Santoro, Constantino Vanzillotta, Pasquale Cutrupi, Carla Carnevale, Sergio Vallini, Vera Lucia Carnevale, Antonieta d’Angelo Mesquita, Francisco Corsi, Renato Ayres da Motta, Renato Sbragia e Guido Salvini.

Em 11 de janeiro de 1987, aconteceu no Clube 85 a solenidade de inauguração da Casa  d’Italia Anita Garibaldi, contando com a presença de várias personalidades políticas, sociais e empresariais, na presença de todos os participantes do Conselho de Diretoria e diretoria da instituição, bem como convidados. A solenidade foi amplamente divulgada através do jornais desta cidade. na época

Desde então, a Casa d’Italia Anita Garibaldi, em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis vem realizando a Festa Serra Serata, no mês setembro, em data próxima ao dia em que se comemora San Gennaro na Itália. No decorrer destes anos, a festa – que começou como “Festa dos Italianos” e foi rebatizada com o nome “Serra Serra – a Festa dos Italianos em Petrópolis. Este nome foi dado por um grupo de participantes da diretoria da instituição, como uma homenagem aos seus fundadores, muitos dos quais não estão mais presentes, mas para sempre serão homenageados.

Chegamos à 12° edição este ano e estamos muito felizes com este evento, pois somos um povo que abrigamos com muito carinho, gentileza, alegria, música, amizade, “mangiare bene”, cultura, artes e principalmente tanta felicità nel cuore – tanta Felicidade no Coração. Somos românticos e sentimentais com valores indestrutíveis. Nossos corações estão repletos de emoções que não conseguimos esconder, com nosso jeito peculiar de ser. Intensos e passionais, sempre prontos a receber todos com muito afeto, de todas as nacionalidades, credos e preferências.