As comemorações para homenagear a imigração italiana em Petrópolis eram feitas, já no início do século 20 por ocasião da comemoração do Dia da Itália em 21 de fevereiro, devido à chegada, no Porto de Vitória, Espírito Santo, em 1874, do veleiro La Sofia trazendo diversas famílias da região de Trento, Itália, para trabalharem nas lavouras cafeeiras. A chamada Expedição de Pietro Tabacchi, fazendeiro italiano já radicado no Brasil, que trouxe esses imigrantes, foi o primeiro registro de chegada em massa ao Brasil, legitimada pelo governo, de imigrantes italianos. O dia foi escolhido e tornado oficial pela Lei n° 11.687/2008, o “Dia Nacional do Imigrante Italiano” a ser comemorado em todo território nacional. Como a data da chegada da Expedição vai de encontro a datas próximas de chegadas de imigrantes em outros estados, como no Rio Grande do Sul, e cada um queria privilegiar a sua data, para evitar desencontros, em Petrópolis os italianos são homenageados em setembro, quando é celebrado o Dia de San Gennaro, 19 de setembro, um dos santos mais cultuados pelos italianos.
A importância da imigração italiana em Petrópolis sempre foi celebrada, ainda mais a partir de dos anos 90, com a criação de festas promovidas em conjunto pelo poder público, entidades públicas e particulares. Estas festas receberam várias denominações e locais de realização também diferentes, desde Festa D’Italia, Festa da Itália e mais recentemente Serra Serata. Foi realizada sob o nome Festa d’Italia, em 1993, incentivada pelo professor e autor de livros sobre os italianos em Petrópolis José De Cusatis, no Palácio de Cristal, seu local da estreia. Foram feitas festas também na Companhia Petropolitana de Tecidos, em Cascatinha e na Praça da Liberdade, no Centro Histórico em anos subsequentes. Mais recentemente, desde de 2010, já com o nome de Serra Serata a festa alternou-se entre o Palácio de Cristal e a Praça da Liberdade, fixando-se desde 2017 no Palácio de Cristal. A partir de 2013, a Serra Serata – Festa Italiana de Petrópolis, de volta ao Palácio de Cristal, assumiu outro formato, com novas atrações e atividades que enaltecessem a história, a cultura e os valores da imigração italiana em Petrópolis, homenageando italianos e seus descendentes. Assim sendo, a festa passou a ter maior capacidade de atrair mais visitantes, turistas, de gerar trabalho e renda no município. Em 2020 a festa não foi realizada devido à pandemia de COVID-16 e em 2021, foi realizada de maneira híbrida, com festival gastronômico em restaurantes e delivery de produtos gastronômicos com tradição italiana, com todas as precauções de higiene exigidas. Foram homenageados os arquitetos italianos que tiveram grande influência na arquitetura da cidade, construindo prédios que nos deixaram suas marcas de talento e criatividade em nossa herança cultural.
A Serra Serata 2022 – La Vita è Bella! além da gastronomia, um dos pontos altos da festa, com as tradicionais “pastas” e demais delicias da culinária italiana, dos souvenirs, bebidas e artesanatos terá mais de 40 atrações durante os oito dias de festa, divididos em dois fins de semana.
O evento é uma realização da Secretaria de Turismo de Petrópolis -TURISPETRO, Casa D´Italia Anita Garibaldi de Petrópolis e o IMC- Instituto Municipal de Cultura.