Criada em Petrópolis no ano de 1995. A banda passou por várias formações, mas sempre teve um núcleo homogêneo que manteve o seu padrão sonoro que conta com a flauta e o violino na linha de
O som bebe da fonte medieval e renascentista sob uma vestimenta moderna formando um instrumental rico em melodias e texturas.
A LUMMEN, sempre primou por sua originalidade em performances ao vivo, tanto que fez a sua estreia no mercado fonográfico com um álbum “Ao vivo no Rio Jazz Club” (lançado em 1999), gravado a partir de dois shows realizados numa icônica casa de espetáculos do Rio de Janeiro.
No ano de 2021, lançou seu segundo álbum, primeiro de estúdio, “Medieval Contemporâneo”, no auge da pandemia provocada pelo Coronavírus. O trabalho contou com os principais integrantes da formação original da banda, incluindo o retorno do baterista Marcelo KASESKY que participou do primeiro CD, além de várias participações especiais, como a cantora Patrícia Scagliusi, o pianista Ricardo Mac Cord, o violoncelista Maicon Gorni, André Henriques no violino elétrico, além das exóticas gaitas de fole escocesas (Thiago Roberto e Roberto Novaes).