Cinema de volta ao Centro de Cultura: IMC revitaliza a única sala pública de Petrópolis

Cine Humberto Mauro funciona de novo desde 27 de outubro, Dia Internacional da Preservação Audiovisual. Sala, fechada desde 2018, foi revitalizada pelo Instituto Municipal de Cultura.

Depois de mais de quatro anos fechado, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), reabriu na quinta-feira (27) – Dia Internacional da Preservação Audiovisual - o Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A única sala de cinema pública da cidade foi revitalizada e agora passa, novamente, a atender ao público.

“Após oito meses da maior tragédia que a cidade já enfrentou é um orgulho estar aqui hoje para reabrir essa sala de cinema. Quando assumimos em dezembro, encontramos o Centro de Cultura abandonado, sem nenhum atrativo e programação cultural. Com muito trabalho, dedicação e responsabilidade conseguimos aos poucos retomar as ações e realizar as melhorias que precisavam ser feitas para que a população pudesse novamente ocupar esse espaço que é de valorização da cultura e da arte”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

O espaço, que conta com 50 lugares, teve o carpete trocado, degraus refeitos, cadeiras restauradas e ganhou pintura nova. Além da reabertura, a solenidade também contou com o lançamento do site da Petrópolis Film Commission, entrega dos troféus do Prêmio Argila e exibição dos filmes vencedores, e uma pequena mostra do acervo César Nunes (que agora vai ficar permanente no Centro de Cultura).

“Reabrir esse espaço foi um esforço coletivo e só temos a agradecer a sensibilidade do prefeito Rubens Bomtempo em nos apoiar. Com o desmonte da cultura no país, Petrópolis é um lugar de resistência onde temos uma das poucas salas de cinema públicas do Brasil, por isso temos que valorizar esse espaço”, comentou a presidente do IMC, Diana Iliescu, lembrando que outras áreas do Centro de Cultura também estão sendo reformados, como os banheiros. As obras já começaram e devem ficar prontas em breve.

A coordenadora do Centro de Cultura, Aline Castella também ressaltou o compromisso de manter de sala de cinema aberta com programação permanente para a população. “É uma sala de cinema pública e temos muito orgulho disso”, frisou. O Cine Humberto Mauro foi inaugurado na década de 80 e toda a programação do espaço é gratuita.