01. CONSELHO MUNICIPAL DE

CULTURA DE PETRÓPOLIS

O Conselho Municipal de Petrópolis (CMC) é um instrumento institucional do Sistema Municipal de Cultura de Petrópolis, regulamentado pela Lei 8.087/20 e pelo Decreto 759/12. É um órgão colegiado composto pelo poder público e pela sociedade civil, de caráter permanente, consultivo, deliberativo e fiscalizador. O CMC representa a sociedade civil de Petrópolis junto ao poder público municipal em assuntos que digam respeito à cultura, formulando e propondo ações para as políticas públicas culturais. Além disso, encaminha sugestões para a elaboração do Plano Plurianual, promove e dá continuidade aos projetos culturais de interesse do município, estimula e democratiza a descentralização das atividades de produção e difusão culturais, entre outros, sempre observando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência.

O CMC se reúne ordinariamente uma vez por mês, na segunda segunda-feira do mês, às 18:00 horas, com reuniões online ou no Centro de Cultura Raul de Leoni e extraordinariamente, dentro de uma necessidade. É formado atualmente por 37 cadeiras, sendo 15 do poder público e 22 da Sociedade Civil, e os seus membros não recebem qualquer tipo de remuneração, sendo seu exercício considerado de relevante interesse público prestado ao município.
A atual diretoria é composta por:

  • Presidente: André Amon
  • Vice-presidenta: Diana Iliescu
  • Primeiro Secretário: Daniel Cruz Beatriz
  • Segunda Secretária: Jorge Rossi

04. INDICADOR

CULTURAL

Esta é uma plataforma gratuita de cadastro de artistas e demais profissionais da cultura, um projeto colaborativo realizado pelo Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis em parceria com o Instituto Municipal de Cultura. Este banco de dados tem como objetivo principal ser o Cadastro Municipal de Cultura Oficial de Petrópolis, gerar indicadores culturais do município que serão referência para as políticas públicas de cultura, além de fomentar a economia criativa na cidade. É importante sabermos quem somos, quantos somos e em qual área atuamos, principalmente para estarmos afinados e adequados para participar dos Editais que serão fruto das leis Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc.

Este banco de dados tem como objetivo principal ser o Cadastro Municipal de Cultura Oficial de Petrópolis, gerar indicadores culturais do município que serão referência para as políticas públicas de cultura, além de fomentar a economia criativa na cidade. É importante sabermos quem somos, quantos somos e em qual área atuamos, principalmente para estarmos afinados e adequados, nesse momento de pandemia, com as leis emergenciais da cultura, em especial, a Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural

06. ARTIGOS

E NOTÍCIAS

Prefeitura divulga resultado dos concursos da casa e vitrine mais enfeitadas

A Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), di ...

Ver mais...
Coral Integração, com mais de 100 vozes, se apresenta na quinta-feira na Catedral São Pedro de Alcântara

O tradicional show do Coral Integração acontece na noite de quinta ...

Ver mais...
Saiba como funcionarão as feiras livres neste fim de ano

Horários especiais nas semanas do Natal e do Ano Novo

Ver mais...
Prorrogadas as inscrições para os concursos da casa e vitrine mais enfeitadas

O prazo para as inscrições para os concursos da casa e vitrine mai ...

Ver mais...
Ver todas