Artigos / Notícias

Centro cultural de Cascatinha, reformado, está de volta depois de quatro anos

O Centro Cultural de Cascatinha Wilma Borsato foi reaberto pela Prefeitura neste sábado (17). O imóvel, fechado há quatro anos, passou por reforma e, agora, vai contar com programação cultural, oficinas e projetos para atender a comunidade de Cascatinha. O prédio, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi construído em 1884 para abrigar uma das estações ferroviárias da Estrada de Ferro Grão Pará e ganhou o nome da vereadora, que é uma antiga moradora da região.

“É uma felicidade poder estar entregando esse espaço para a comunidade, para que ele possa ser também revitalizado no ponto de vista cultural e da memória do povo de Cascatinha. O mais importante é que esse espaço passa a fazer parte da história de Cascatinha novamente”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, que ressaltou a importância de Wilma Borsato para a comunidade e também para a vida do seu pai, o médico Rubens de Castro Bomtempo.

Além da pintura, o prédio ganhou manutenção das janelas e portas, e o jardim foi todo revitalizado. “É um orgulho poder reinagurar esse espaço que é de cultura, de memória, de história e de resgate de um povo”, comentou a presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC) Diana Iliescu. “Já temos aqui fotografias dos imigrantes italianos, mas também estamos com um processo de digitalização da documentação dos funcionários da Companhia Petropolitana com o apoio da Estácio de Sá. Um trabalho de resgate da memória da comunidade”, frisou Diana.

A secretária-chefe de gabinete Luciane Bomtempo lembrou a história dela com a vereadora Wilma Borsato e de todo o trabalho dela com a comunidade de Cascatinha. As filhas de Wilma – Rosane e Roseane Borsato Costa - compareceram a solenidade e foram homenageadas. A presidente da Casa D´Itália Anita Garibaldi, Graça Vescovine falou das parcerias que vão acontecer no Centro Cultural, que também estará recebendo parte da programação cultural da Serra Serata (festa da cultura italiana que está acontecendo no Palácio de Cristal).

O vereador Marcelo Chitão também abordou a importância de revitalizar o prédio pela história que o mesmo representa. Já o diretor do Centro Cultural Wilma Borsato, Rafael Valente lembrou que o espaço foi inaugurado em 2004 por Rubens Bomtempo. A reabertura do Centro Cultural de Cascatinha Wilma Borsato contou com a apresentação do Coral Pró Tempore e projeção de um memorial fotográfico.