Setores turístico e cultural associam reabertura à recuperação de Petrópolis

Representantes dos setores turístico e cultural saudaram os trabalhos de restauração no Palácio de Cristal e associaram sua reabertura à recuperação de Petrópolis.

Representantes dos setores turístico e cultural saudaram a restauração do Palácio de Cristal e associaram a reabertura do espaço à recuperação de Petrópolis. Durante o trabalho para restituir o monumento à vida da cidade, a Prefeitura contou com parcerias sobretudo na esfera cultural – entre elas, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acompanhou toda a obra.

Presente na reabertura, o secretário estadual de Turismo, Sávio Neves, destacou a importância da devolução do Palácio de Cristal à Petrópolis. “É uma alegria enorme ver essa revitalização. Além de toda a sua simbologia histórica para a cidade, o palácio é um importante equipamento turístico para eventos tradicionais, gerando empregos e movimentando o circuito virtuoso que o turismo proporciona”, afirmou.

Para o conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Guilherme Lacombe, a entrega das obras é um dos marcos da retomada de Petrópolis. “Em qualquer comunicação visual mostrando a cidade mundo afora, temos o Museu Imperial, a Catedral e o Palácio de Cristal. Estamos voltando à normalidade, depois de tanto tempo sem esse equipamento fundamental para o turismo e para os cidadãos de Petrópolis”, declarou.

A presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Ana Cristina Francisco, destacou a relevância cultural da reabertura. “O Palácio de Cristal diz respeito ao nosso patrimônio cultural e histórico. Temos que ser bons contadores da nossa história – e nada como atrelar essa contação ao elemento visual”, disse. “Que bom que o palácio está reaberto para a população e o turismo. É um presente para o petropolitano.”

O significado turístico e cultural do Palácio de Cristal também foi salientado pelo presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros: “É uma peça fundamental do turismo histórico-cultural de Petrópolis. O Palácio é uma joia da arquitetura, um orgulho para a cidade, além de ser um espaço maravilhoso para eventos, sobretudo a Bauernfest, celebração máxima de nossas raízes”, assinalou.