Vera Lucia Ribeiro
Nome/Razão social
Vera Ribeiro
Nome Artstico/Nome Fantasia
Sobre
Sou formada em Artes Cênicas e História. Faço parte do grupo As Marias da Graça, desde a sua fundação, em 1991. Em 2012 iniciei um projeto solo, a partir da experiência com o Magdalena Project, rede de mulheres que fazem teatro. Moro em Petrópolis há 3 anos, e desde 2019, faço parte do elenco de Um Sarau Imperial, espetáculo educativo e interativo, no Museu Imperial,
Experiência
Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, 1960. Sou formada em Artes Cênicas e História. Comecei minha carreira de atriz, no Rio de Janeiro em 1979. Trabalhei com os grupos Navegando, Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, até que em 1991, junto com outras atrizes fundamos As Marias da Graça, primeiro grupo de mulheres palhaças, do Brasil. Com As Marias da Graça viajo por todo o Brasil e para alguns países, apresentando os espetáculos do repertório; e realizamos desde 2005 o Esse Monte de Mulher Palhaça ? Festival Internacional de Comicidade Feminina. Em 2012 iniciei um projeto solo, a partir da experiência com o Magdalena Project, rede de mulheres que fazem teatro. Em resumo, posso dizer que minha trajetória é de grupo, e de teatro ligado à discussão de gênero, e inserção das mulheres nas artes cênicas. Moro em Petrópolis há 3 anos, e desde 2019, faço parte do elenco de Um Sarau Imperial, espetáculo educativo e interativo, no Museu Imperial. FORMAÇÃO Curso Regular de Formação de Ator, Casa de Artes de Laranjeiras - CAL, Rio de Janeiro Bacharel em História, Pontifícia Universidade Católica - PUC/RJ CRONOLOGIA 1978/1990 Atriz e fundadora, Grupo Navegando, Rio de Janeiro 1987/1989 Atriz e diretora de produção, junto com Letícia Monte e Paula Saboya, Rio de Janeiro 1989/1993 Atriz, Centro de Demolição e Construção do espetáculo, Rio de Janeiro 1991/até hoje Palhaça, diretora de produção e fundadora, As Marias da Graça, Rio de Janeiro 1999/2002 Atriz, Borogodó Prod. Artísticas, Rio de Janeiro 1978/1990 Com o Grupo Navegando, dirigido por Lúcia Coelho, participei da criação e atuei em alguns espetáculos: Tá na hora, tá na hora (1978-79 e 1984, última montagem dirigida por Fábio Pillar); Dito e feito (1984); Os monstrengos do rei (1985); Copélia (1989-90) e Estrela Menina 1987/9. Com duas companheiras da turma de artes cênicas, fizemos um processo de treinamento e pesquisa e criação de um espetáculo: O ferreiro e a morte (1989) 1988 Jardim de Alah (cinema) 1989/1993 No Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, dirigido por Aderbal Freire-Filho, participei da ocupação do Teatro Gláucio Gill, de alguns projetos e espetáculos: Rei Lear (leitura), de William Shakespeare (1990); Palco Aberto (1991, direção de Gillray Coutinho); Lampião rei-diabo do Brasil (1991); O tiro que mudou a história (1991-93) e Tiradentes, a inconfidência no Rio (1992) 1991/até hoje Fundadora, palhaça e diretora de produção do grupo As Marias da Graça: Você quer casar comigo? (1991, performance); Tem areia no maiô (1992); Disque Marias pra dançar (1996); Não repare não, é só uma lembrancinha (1996, performance); Pra frente Marias (1998); Mandando bala (2001); Eu vim aqui pra falar de quê? (2001, performance); A mãe, o bolo e o bebê (2002, performance); O bicho vai pegar (2004); Zabelinha (2007); Duas Palhaças (2011) 1998/2005 trabalhei no atelier do artista plástico Daniel Senise 1998 Asas pra que te quero, Especial de Natal da Angélica- TV Globo, direção Ulisses Cruz 1999/2002 atuei no espetáculo Iluminando a história 2006/12 Trabalhos solo: Pode acontecer com qualquer um (2006, performance); O Encontro de São João com o povo Fulniô (2012, performance) 2008/até hoje Participo de encontros da Rede The Magdalena Project (Mulheres nas Artes Cênicas Contemporânea) 2019 Um Sarau Imperial, espetáculo educativo e interativo, no Museu Imperial, Petrópolis Em busca dessa Memória, aula sobre a memória do grupo As Marias da Graça (período 1991-2011) 2020 Em busca desse Caminho ou Em busca dessa Memória (Episódio I), vídeo-aula sobre a memória do grupo As Marias da Graça (período 1991-2011). # Cultura Presente nas Redes / Secretaria de Estado e Economia Criativa/RJ (SECEC) PROJETOS EM GÊNERO FEMININO PONTO DE CULTURA 2011-13 Economia da Comicidade Feminina: Com o grupo As Marias da Graça, exerci atividade de pedagoga, com grupos de mulheres vítimas de violência doméstica, Rio de Janeiro REKONSTRUKCIJA ?ENSKI FOND 21 a 27 de julho de 2014 Com Ana Woolf (Argentina) e Act Woman (Sérvia). Atividades pedagógicas e desenvolvimento de performance com 21 jovens ciganas das cidades de Nis (Pozoriste Llutaka), Pirot e Vlasotince, na Sérvia. EVENTOS Como curadora e diretora de produção, realizei em conjunto com as companheiras do grupo As Marias da Graça atividades artísticas com foco na valorização da arte da palhaçaria feminina 2003-05 É Só Mulher: Central do Brasil, Rio de Janeiro 2006 Profissão Palhaça, Espaço SESC, Rio de Janeiro 2005-13 Esse Monte de Mulher Palhaça-Festival Internacional de Comicidade Feminina, Espaço SESC, Rio de Janeiro 2012 Palhaças em Crise, Espaço SESC, Rio de Janeiro PERFORMANCES 9 a 14 de novembro de 2018 Daughter. Performance, dirigida por Jill Greenhalgh (País de Gales). Multicidade ? Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas, Teatro Poeira e Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro 9 a 15 de setembro de 2019 Buried. Performance, dirigida por Jill Greenhalgh (País de Gales). O Levante ? Festival Internacional de Mulheres em Cena, Belo Horizonte/MG AULA 1 de junho de 2019 Em Busca dessa Memória. Trabalho de memória sobre o grupo As Marias da Graça, I Encontro Circense do Sesc Nogueira, Petrópolis/RJ VÍDEO AULA 2020 Em busca desse Caminho ou Em busca dessa Memória (Episódio I), vídeo-aula sobre a memória do grupo As Marias da Graça (período 1991-2011). # Cultura Presente nas Redes / Secretaria de Estado e Economia Criativa/RJ (SECEC).
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Sou cantora, compositora, mãe de três filhos, e tenho doado minha vida a música e aquilo que posso levar como mensagem através dela. Vivo da música e de fazer essa arte ser conhecida e apreciada todos os dias.
Carolina, ou Caru, de onde surgiu o nome da minha marca, sou sinônimo de arte, tinta e paixão por todo o universo artístico. Formada em arquitetura e urbanismo e não atuante, ainda sonho com uma pós ou mestrado em artes plásticas ou história da a ...
Sou bonequeiro desde 1998 comecei como manipulador em um grupo de teatro de rua, depois comecei a fabricar os bonecos para o grupo, depois de um bom tempo com o teatro de rua tive a oportunidade de ir para o teatro tablado , depois fiz um curta n ...