RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:

  1. COMO DEVO PROCEDER PARA RECORRER DE UMA AUTUAÇÃO OU NOTIFICAÇÃO DE INFRAÇÃO NO TRÂNSITO?

COMPARECER À SEDE DA CPTRANS, MUNIDO DE CÓPIAS E ORIGINAIS DE CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO, DOCUMENTO DO VEÍCULO, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ATUALIZADO E DA NOTIFICAÇÃO, PARA PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIO DE DEFESA.

  1. COMO DEVO PROCEDER PARA RECLAMAR SOBRE OS ATRASOS NOS COLETIVOS URBANOS?

PELO TELEFONE 156 OU (24) 22371703 OU COMPARECER À SEDE DA CPTRANS, DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 8:30H ÀS 18H, INFORMANDO A LINHA E O NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO.

  1. COMO DEVO PROCEDER PARA RECLAMAR SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS COLETIVOS URBANOS?

PELO TELEFONE 156 OU 24.22371703 OU COMPARECER À SEDE DA CPTRANS, DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 8:30H ÀS 18H, INFORMANDO A LINHA E O NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO.

  1. COMO DEVO PROCEDER PARA RECLAMAR SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS PERMISSIONÁRIOS DE TÁXI?

PELO TELEFONE 156 OU (24) 22371703 OU COMPARECER À SEDE DA CPTRANS, DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 8:30H ÀS 18H, INFORMANDO O PONTO E O NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO (PLACA).

  1. COMO DEVO PROCEDER PARA SOLICITAR UMA RONDA LOCAL POR PARTE DOS AGENTES DE TRÂNSITO PARA FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DAS NORMAS DE TRÂNSITO?

PELO TELEFONE 156 OU (24) 22371703, OU COMPARECER A SEDE DA CPTRANS, DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 8:30H ÀS 18H, INFORMANDO O LOCAL DA OCORRÊNCIA.

  1. COMO DEVO PROCEDER PARA SOLICITAR SINALIZAÇÃO VIÁRIA?

PELO TELEFONE 156 OU (24) 22371703, OU COMPARECER À SEDE DA CPTRANS, DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 8:30H ÀS 18H, INFORMANDO O LOCAL DA OCORRÊNCIA.

  1. COMO DEVO PROCEDER PARA AVISAR SOBRE FUNCIONAMENTO INADEQUADO DE SEMÁFOROS?

PELO TELEFONE 156 OU (24) 22371703 OU COMPARECER À SEDE DA CPTRANS, DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 8:30H ÀS 18H, INFORMANDO O LOCAL DA OCORRÊNCIA.

  1. COMO DEVO PROCEDER SOBRE VANDALISMO EM SINALIZAÇÃO VIÁRIA E TERMINAIS RODOVIÁRIOS?

PELO TELEFONE 156 OU (24) 22371703 OU COMPARECER À SEDE DA CPTRANS, DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 8:30H ÀS 18H, INFORMANDO O LOCAL DA OCORRÊNCIA.

  1. COMO DEVO AVISAR SOBRE VEÍCULOS ABANDONADOS EM VIA PÚBLICA E/OU VEÍCULOS QUE OBSTRUAM A FLUIDEZ NO TRÂNSITO?

PELO TELEFONE 156 OU (24) 22371703 OU COMPARECER À SEDE DA CPTRANS, DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 8:30H ÀS 18H, INFORMANDO O LOCAL DA OCORRÊNCIA.

  1. MEU VEÍCULO FOI REBOCADO. O QUE DEVO FAZER?

O USUÁRIO QUE TIVER SEU VEÍCULO REBOCADO DEVE SOLICITAR JUNTO AO DETRAN/RJ A EMISSÃO DE NADA CONSTA DE DÉBITOS. ESSE NADA CONTA PODE SER EMITIDO PELO SÍTIO ELETRÔNICO DO DETRAN/RJ www.detran.rj.gov.br OU NO ENDEREÇO DA 5ª CIRETRAN DE PETRÓPOLIS SITA A AVENIDA DOM PEDRO I, 226 – CENTRO DE PETRÓPOLIS.

DE POSSE DESTE NADA CONSTA O USUÁRIO DEVE-SE DIRIGIR AO PÁTIO LEGAL DE PETRÓPOLIS, SITO À AVENIDA GENERAL MARCIANO MAGALHÃES, 742 – MORIN – PETRÓPOLIS, MUNIDO DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

Dirigir-se ao depósito onde o veículo está localizado com os seguintes documentos:


Se o proprietário for pessoa física:

Original e duas cópias do RG ou CTPS ou habilitação ou passaporte; CPF (original e duas cópias);

Cópia de comprovante de residência;

Originais e duas cópias da documentação do veículo: CRV (certificado de registro de veículo) e CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo);

Original e duas cópias da guia de recolhimento do veículo (GRV);

Se o recibo tiver sido fechado com mais de 30 dias, o proprietário deverá apresentar cópia de pagamento do duda de transferência;

Nada consta do veículo.


Se o proprietário for pessoa jurídica:

  • Duas cópias do CNPJ (três últimos meses);

  • Duas cópias autenticadas do contrato social;

  • Duas cópias do documento de identidade de um dos sócios;

  • Duas cópias da documentação do veículo: CRV (certificado de registro de veículo) e CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo);

  • Duas cópias da guia de recolhimento do veículo (GRV);

  • Nada consta do veículo.

NO PÁTIO SERÁ FORNECIDA A BOLETA DE PAGAMENTO DOS SERVIÇOS DE REMOÇÃO E DIÁRIAS QUE DEVERÁ SER PAGA EM REDE BANCÁRIA.

NENHUM PAGAMENTO DEVERÁ SER REALIZADO A QUALQUER FUNCIONÁRIO DA CPTRANS OU DO PÁTIO.

O VEÍCULO SOMENTE SERÁ LIBERADO APÓS A COMPENSAÇÃO DO PAGAMENTO DAS TAXAS.

O FUNCIONAMENTO DO PÁTIO É DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 9H ÀS 18:40H.

MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE: www.detran.rj.gov.br ; aba VEÍCULO; aba VEÍCULOS APREENDIDOS.

  1. DESEJO FAZER UMA SUGESTÃO. O QUE DEVO FAZER?

PELO TELEFONE 156 OU (24) 22371703 OU COMPARECER À SEDE DA CPTRANS, DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 8:30H ÀS 18H.

  1. DESEJO FAZER UMA RECLAMAÇÃO. O QUE DEVO FAZER?

PELO TELEFONE 156 OU (24) 22371703 OU COMPARECER À SEDE DA CPTRANS, DE SEGUNDA À SEXTA FEIRA DAS 8:30H ÀS 18H, INFORMANDO O LOCAL DA OCORRÊNCIA.