Turismo cinematográfico

CASA DE SANTOS DUMONT
A Casa de Santos Dumont é a antiga residência de verão do inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, sendo conhecida como “A Encantada”. A pitoresca residência fica incrustada em uma localidade íngreme no centro da cidade de Petrópolis, chamada Morro do Encanto e foi construída em 1918. A Casa possui estilo alpino francês, e foi considerada uma inovação arquitetônica para época, pois é uma estrutura totalmente voltada para agradar aos gostos bem pessoais do próprio dono, Santos Dumont. Hoje, na casa, funciona um museu municipal que conta com um acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário pertencentes ao inventor.

Produções Relacionados

MALHAÇÃO - TODA FORMA DE AMAR
2019

Novela produzida pela TV Globo e exibida de 16 de abril de 2019 a 3 de abril de 2020, em 253 capítulos.

Gênero: Romance - Teen

Direção: Adriano Melo               

Criada por Emanuel Jacobina

Elenco Principal: Alanis Guinllen, Pedro Novaes, Benjamin Damini Rômulo Arantes Neto, Paloma Duarte, Joaquin Lopes, Jade Cardoso, Carolina Dallarosa, Gabriel Santana, Gabz, Danilo Maia, Pedro Alves, João Pedro Oliveira, Dora de Assis, Gabriel Mustafá, Giovanna Ríspoli e João Fernandes. 

 

A novela exibiu, no capítulo de 14 de outubro, o episódio em que o casal protagonista Felipe e Rita, interpretados pelos atores Pedro Novaes e Alanis Guillen, fazem um passeio romântico em Petrópolis. A sequência de cenas da visita na cidade mostra o casal em diversos pontos turísticos do Centro Histórico, como o Palácio de Cristal, Museu Casa de Santos Dumont, Praça da Liberdade, Catedral São Pedro de Alcântara e também no Parque Cremerie, localizado no bairro Quitandinha. Durante a cena, Rita enfatiza as belezas da cidade e diz estar “encantada com o passeio”. 

A sequência é bem romantica, com o Casal sempre de mãos dadas e sorrindo, com direito a beijos em frente ao chafariz da Praça da Liberdade e no interior do Palácio de Cristal. No Cremerie, eles arriscam até um passeio de pedalinho.

SANTOS DUMONT, MAIS LEVE QUE O AR
2019

Lançamento: novembro 2019

Gênero: minissérie biográfica

Produção: HBO

Distribuição: HBO

Direção: Fernando Acquarone, Estevão Ciavatta

Roteiro: Pedro Motta Gueiros, Gabriel Mariani Flaksman

Sinopse: A minissérie aborda a infância do inventor no Brasil, paralelamente ao seu período maduro na França, onde se envolveu na evolução do mais leve e o mais pesado que o ar. A série irá romancear a vida de Santos Dumont desde a infância té quando escolhe Petrópolis para construir sua casa de veraneio.

Elenco: Miguel Pinheiro, Joana de Verona, Josias Duarte, João Pedro Zappa, Jean Pierre Noher, Antonio Saboia, Brunna Scavuzzi

No episódio 06 da minissérie, intitulado “Ícaro”, que foi ao ar em 15 de dezembro de 2019, Santos Dumont retorna para o Brasil após sentir-se culpado ao ver o uso de aviões na Primeira Guerra Mundial, dada a sua contribuição ao desenvolvimento das aeronaves. 

Apesar de seu diagnóstico de esclerose múltipla, o herói não aceita a aposentadoria e constrói “A Encantada”, sua residência em Petrópolis, onde se refugia. Ali, em sua linda casa de veraneio, Santos Dumont concebeu mais uma invenção, o conversor marciano, equipamento utilizado por alpinistas para reduzir o peso corporal durante escaladas, testado por Yolanda Penteado.   

A minissérie mostra Santos Dumont, interpretado pelo ator João Pedro Zappa, em cenas filmadas na casa original, onde hoje funciona o museu "Casa de Santos Dumont".