’Memória Cultural Petropolitana’ é lançado nesta quinta-feira

’Memória Cultural Petropolitana’ é lançado nesta quinta-feira Projeto foi um dos contemplados por edital lançado pelo Fundo Municipal de Cultura

 

Estreou ontem (26) no Youtube o canal do projeto Memória Cultural Petropolitana. A iniciativa do produtor Vinicius Soares foi uma das contempladas pelo Edital Maria Luisa Rocha Mello de Seleção de Projetos Culturais, sendo patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura do Instituto Municipal de Cultura. A ideia é divulgar e preservar parte do acervo da Sala Cine Humberto Mauro (Centro de Cultura Raul de Leoni).

“Foram 16 títulos com registros importantes da cena cultural de Petrópolis, de 1991 até 2002. É um projeto importantíssimo para preservar a história da nossa cidade. Ficamos felizes em ver os excelentes resultados do edital de seleção”, afirmou a presidenta do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu.

O produtor Vinicius Soares explica que o projeto surgiu com a intenção de ser contemplado no edital Maria Luísa, ocorrido em 2021. A digitalização das fitas gerou um backup em e-mail próprio (memoriaculturalpetropolitana@gmail.com), HD externo e na plataforma de Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=A4jC0peHvZg)

“Nossa intenção mais importante era a salvaguarda dessa memória da cena cultural de Petrópolis que a qualquer momento poderia se perder, tanto pela questão de acondicionamento inadequado das 16 fitas de VHS, quanto pela própria especificidade do material”, explicou Soares.

Para o secretário executivo da Petrópolis Film Commission, a restauração das obras é importante para a memória audiovisual da cidade. “Essas obras consistem em registros há muito tempo arquivados e que poderiam se perder, se não fosse a iniciativa desse projeto”, afirmou.