TRANSPORTE COLETIVO URBANO
ÍNDICE DE DESEMPENHO OPERACIONAL (IDO)
(Atualizado em 01-12-2022)

O Índice de Desempenho Operacional – IDO, é um instrumento que será utilizado pela CPTrans para medir a eficiência e a qualidade do serviço de transporte coletivo prestado à população de Petrópolis. O IDO é parametrizado em relação à nota 100, significando que ao melhor resultado obtido é atribuída essa nota máxima e os demais resultados são uma parcela deste máximo. A medição do IDO será mensal e divulgada pela CPTrans através de sua página na internet. O relatório do ano de 2022, está disponível para download, no link  abaixo:


Os SEIS Indicadores do IDO

O IDO é composto de SEIS indicadores específicos que serão utilizados para medir o desempenho dos seguintes quesitos: Cumprimento de viagens (ICV); Pontualidade de viagens (IPV); Penalidades aplicadas às empresas (IIP); Reclamações de usuários (IRU); Inspeção da frota (IRP) e, Viagens interrompidas por falha mecânica (IFM).

Como se trata de um modelo de avaliação ainda experimental, tanto os indicadores escolhidos quanto a metodologia de cálculo poderão ser modificados com o objetivo de aperfeiçoar o procedimento.

1º - ICV (ÍNDICE DE CUMPRIMENTO DE VIAGENS)

ICV - Índice de Cumprimento de Viagens = (Somatório da quantidade de viagens especificadas no Quadro de Referência Operacional (QRO) - Somatório da quantidade de viagens não realizadas) / Somatório da quantidade de viagens especificadas no QRO.

2º - IPV (ÍNDICE DE PONTUALIDADE DE VIAGENS)

IPV - Índice de Pontualidade de Viagens = (Somatório da quantidade de viagens especificadas no QRO - Somatório da quantidade de viagens feitas com atraso ou adiantamento) / Somatório da quantidade de viagens especificadas no QRO.

3º - IIP (ÍNDICE DE INFRAÇÕES E PENALIDADES)

IIP - Índice de Infrações e Penalidades = (Somatório da frota operante - Somatório da quantidade de penalidades (multas) emitidas no mês) / Somatório da frota operante.

4º - IRU (INDICE DE RECLAMAÇÕES DE USUÁRIOS)

IRU - Índice de Reclamação de Usuários = (Somatório do total de usuários transportados - Somatório da quantidade de registros de reclamações no mês x 1000) / Somatório do total de usuários transportados.

5º - IRF (INDICE DE REPROVAÇÃO DA FROTA)

IRU - Índice de Aprovação da Frota = (Somatório da frota operante - Somatório da quantidade de veículos reprovados em vistoria) / Somatório da frota operante.

6º - IFM (INDICE DE FALHA MECÂNICA)

IFM - Índice de Falha Mecânica da Frota = (Somatório da Quantidade de Viagens Realizadas - Somatório da quantidade de viagens interrompidas por falha mecânica x 100) / Somatório da Quantidade de Viagens Realizadas.

    O cálculo do IDO é feito através da seguinte fórmula: 0,25xICV + 0,15xIPV + 0,20xIIP + 0,15xIRU + 0,10xIRF + 0,15xIFM. Quanto MAIS ALTO o valor do IDO, MELHOR é a avaliação do serviço.
    A tabela de conversão do IDO para a sua respectiva nota e nível de classificação é a seguinte:

tabela ido